Gestão de Qualidade em Tempo Real
Curiosidades

Trofitic entrevista proprietários e gerentes de operações de grandes marcas


Trofitic entrevista proprietários e gerentes de operações de grandes marcas

Você imagina a complexidade que existe por trás de um restaurante?

Quando falamos de qualidade e segurança de alimentos, estamos falando apenas de uma parcela dos controles e preocupações dos proprietários e gerentes de operações de grandes marcas de restaurantes e franqueadoras.

A qualidade e segurança de alimentos podem impactar diretamente na decisão final do consumidor, visto que sempre que há atuação da Vigilância Sanitária, a exposição da marca se torna inevitável.

Além de tudo isso, há diversos controles, indicadores e procedimentos a serem monitorados para garantir que essa máquina realmente funcione de forma efetiva.

Nós entrevistamos alguns responsáveis para entender de que forma passaram a fazer parte desse mercado, suas preocupações e principalmente qual a visão de cada um, sobre todos os controles e a forma como são monitorados atualmente.

A Entrada no Mercado

A Entrada no Mercado

Dentre os 8 entrevistados, 50% veio de outro segmento do mercado e acabou caindo de pára-quedas no mundo dos restaurantes. Desde trainee de uma grande rede hoteleira até ex-advogado ou executivo do mercado, hoje compartilham das mesmas preocupações.

As Preocupações

As Preocupações

Com a atual situação do país, o governo e os impostos foram citados como uma grande preocupação no momento, para que seja possível manter o negócio rentável durante a crise.

Além disso, a satisfação dos clientes e a qualidade dos produtos mostraram-se ser as principais preocupações dos entrevistados.

Atualmente, as mídias sociais são como uma arma nas mãos dos consumidores e, as informações podem ser disseminadas de forma muito rápida. Como medir esse indicador?

De acordo com Bruno Rosa, proprietário da PAO (Padaria Artesanal Orgânica), “Se todos os clientes insatisfeitos reclamassem, poderíamos solucionar a questão. A dúvida é: Quantos clientes realmente reclamam? Quantos clientes não perdem tempo reclamando e acabam nunca mais voltando? Essas informações se perdem e acabam impactando no negócio.”

Além disso, se não há entrega de um produto seguro e de qualidade, consequentemente não haverá clientes satisfeitos. “A qualidade do produto final é muito importante, principalmente por trabalharmos com uma grande operação e atendermos um número muito alto de clientes nos salões e também no delivery. São muitas pessoas envolvidas e o produto entregue ao cliente tem que seguir sempre o mesmo padrão. ”, afirma Rodrigo Malfitani, responsável pelo setor de operações do restaurante Ritz.

Os Controles

Os Controles

Ao entrar no assunto de controles, indicadores e acompanhamento dos estabelecimentos, o CMV, faturamento, Folha de Pagamento e DRE são campeões.

Atualmente poucos estabelecimentos monitoram indicadores relacionados a qualidade e segurança dos produtos.

Confira o post 3 INDICADORES IMPORTANTES PARA GERENCIAR NO SEU RESTAURANTE e, veja indicadores importantes relacionados a este assunto e de que forma eles podem ajudar o seu negócio.

Dentre os entrevistados, a minoria apresentou conhecimento específico sobre quais documentos e controles são exigidos pela Vigilância Sanitária.

De acordo com Marcio, responsável pelas operações do Rock & Ribs, “Não é fácil gerenciar os documentos exigidos, uma vez que temos em torno de 20 documentos e, além disso, não estamos a todo momento em todas as lojas para acompanhar de perto.”.

Apesar da maioria desconhecer os requisitos da Vigilância Sanitária, 100% dos entrevistados já passou por fiscalizações e afirmam que sempre solucionaram todas as solicitações da Vigilância Sanitária, no entanto, reconhecem que atuam de forma mais corretiva do que preventiva.

As operações que possuem consultoria especializadas em segurança dos alimentos tendem a atuar de forma preventiva, uma vez que existem pessoas especializadas no assunto. Ainda assim, a maioria desconhece os serviços realizados por Nutricionistas, Engenheiras de Alimentos e Veterinárias, entre outros especialistas.

Com esse cenário, aproveitamos para entrevistar uma consultora que atua há 10 anos em restaurantes, Karine Mafra, responsável pela Firmare Consultoria. Segundo ela, “O ponto principal para se vender um serviço de consultoria em restaurantes é que o proprietário tem que comprar a nossa causa e depois você precisa saber mostrar os resultados. A grande questão é como você mostra seus resultados? A compilação de dados e informações são essenciais para quem trabalha com números o dia todo. Saber vender para esses proprietários que a qualidade é parte do negócio é nossa responsabilidade. O Trofitic é uma ferramenta que pode facilitar muito o dia-a-dia dos consultores e atuar através de gestão de dados, aprimorando ainda os nossos serviços”.

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora
Documentação
Saiba quais são os registros obrigatórios em um restaurante