Gestão de Qualidade em Tempo Real
Treinamentos

Inicie agora o seu treinamento em BPF – Boas Práticas de Fabricação


A maior preocupação para quem está no segmento de Food Service é em relação à qualidade e segurança dos alimentos. Para garantir que todas as exigências das Vigilância Sanitária sejam seguidas, nada melhor do que orientar e educar todos os envolvidos no restaurante sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Mas afinal, o que são as BPF?

MAS AFINAL, O QUE SÃO AS BPF?

As BPF consistem em um conjunto de ações que devem ser praticadas pela equipe dos restaurantes em busca de garantir a produção de alimentos seguros. A Resolução RDC 216/04 da Anvisa contempla as BPF em prol da qualidade e segurança dos produtos, reunindo normas e procedimentos técnicos direcionados à estabelecimentos que manipulam e comercializam alimentos e, requer que os colaboradores possuam treinamento adequado para que os requisitos sejam atendidos.

E então, como treinar os colaboradores?

Metodologia de Treinamento – O “X”da Questão

METODOLOGIA DE TREINAMENTO – O “X”DA QUESTÃO

Ao tentar treinar os colaboradores de um restaurante ou fast food, ocorre um encontro entre as seguintes dificuldades relacionadas a realidade do estabelecimento:

  • Falta de tempo;
  • Poucos funcionários;
  • Muito conteúdo a ser transmitido.

Para facilitar o aprendizado da equipe sobre todos esses requisitos e otimizar o tempo, é interessante que o dono do estabelecimento ou responsável pela qualidade pense em uma abordagem dinâmica e criativa. Isso pode ser feito através de treinamentos por meio de apresentações com projeção, dinâmicas de grupo, avaliações interativas e reuniões periódicas.

Você deve estar se perguntando, mas não são muitas informações para serem passadas de uma única vez aos colaboradores?

Planejamento do Treinamento

PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO

O ideal é que quando um novo colaborador for admitido no seu restaurante ou fast-food, ele seja treinado nos requisitos gerais de BPF, para garantir que você não terá problemas quando ele estiver manipulando os alimentos. Os seguintes assuntos devem ser tratados:

  • Higiene do Ambiente
  • Higiene Pessoal
  • Manejo de Resíduos
  • Manipulação de Alimentos

Com o passar do tempo, você irá sentir em qual destes módulos os colaboradores do seu estabelecimento têm maior dificuldade, de acordo com os erros que forem encontrados durante as auditorias internas realizadas.

Sendo assim, você pode desenvolver um planejamento de treinamento realizado por módulos e focar nos módulos identificados como os de maior dificuldade, a fim de otimizar seu tempo e obter melhores resultados.

Crie materiais dinâmicos, dê exemplos práticos reais, coloque-os na realidade do dia-a-dia, entenda as dificuldades deles e troquem informações. O momento do treinamento na maioria das vezes traz soluções para problemas que você talvez nem tenha identificado ainda.

Veja um exemplo de material a ser utilizado:

Bactérias: Fatores que influenciam o crescimento

Comprovando a Execução do Treinamento

COMPROVANDO A EXECUÇÃO DO TREINAMENTO

Lembre-se que além de diversos benefícios que um programa de treinamento irá trazer para a operação segura do seu restaurante ou fast-food, você estará atendendo a um dos requisitos da legislação.

Mas como você irá comprovar para a Vigilância Sanitária que os seus colaboradores foram treinados?

O requisito indica que a capacitação dos colaboradores deve ser comprovada mediante documentação. Sendo assim o ideal é que o material de treinamento esteja disponível juntamente com uma lista de presença, contemplando as seguintes informações:

  • Nome do Estabelecimento;
  • Nome do Instrutor;
  • Data;
  • Carga Horária;
  • Assuntos Abordados;
  • Nome dos Participantes;
  • Assinatura dos Participantes;
  • Assinatura do Instrutor.

Veja abaixo um modelo de lista de presença.

Modelo boas práticas de fabricação

Você faz algum tipo de treinamento com a sua equipe de funcionários? Tem alguma dica bacana para quem está começando? Deixe um comentário e fique por dentro de nossas notícias!

CTA Sistema Trofitic Chef
Documentação
Saiba como criar um Manual de BPF – Boas Práticas de Fabricação
Curiosidades
Primeiro IFS Focus Day São Paulo realizado no Brasil