Gestão de Qualidade em Tempo Real
Sem categoria

Restrospectiva 2017 x Desafios 2018


Ao parar para fazer uma retrospectiva de 2017, podemos perceber que foi um ano desafiador para muitos empresários, estávamos em meio de crises políticas, financeiras e éticas que afetaram todo o consumo de produtos. Para o ramo de alimentação tivemos uma crise em um dos órgãos mais importantes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde colocamos em risco todo um trabalho de qualidade que o Brasil conquistou ao longo dos anos.

Retrospectiva 2017

Começamos o ano enfrentando mudanças no governo e uma grande incerteza política. Os empresários estavam realizando mudanças em seus negócios, redução de custos era o tema mais abordado em todas as reuniões, incluindo a redução de equipes. Na minha visão, como consultora no ramo de alimentos e auditora de organismos certificadores, 2017 começou diferente. Todos os anos começamos com as agendas completas para auditorias de qualificação de fornecedores. Em 2017, as agendas foram preenchidas somente depois do mês de Julho. Estavam todos a espera de melhorias no mercado para investirmos em novos contratos. É claro que a redução de pessoas e custos faz com que todos repensem a forma de negociar, manter a qualidade e a busca por soluções tecnológicas tem aumentado.

Operação Carne Fraca

Em Março, tivemos uma notícia que abalou todo o mercado de alimentos e exportação. A Operação Carne Fraca trouxe um assunto que assustou o mundo e os consumidores: a fraude em alimentos. No entanto, essa era mais uma das crises políticas que estávamos enfrentando. O Brasil mais uma vez ficou mal visto diante dos outros mercados e tivemos uma retração nas vendas. Após esse acontecimento, tivemos grandes aprendizados, a legislação Decreto N° 9.103, DE 29 DE Março de 2017, foi atualizada. Diversos frigoríficos foram interditados, selos suspensos e houve mudanças no processo de fiscalização. E assim conseguimos nos manter no mercado e continuar buscando novas alternativas.

Liderança, Novos Consumidores e Gerenciamento de Crises

Já em Maio, tivemos o VI Encontro dos Profissionais da Qualidade e 3M Food Safety onde os temas abordados estavam relacionados com esses assuntos: liderança, novos consumidores e gerenciamento de crises. Para termos novas mudanças, novos consumidores e até mesmo gestão de crises, precisamos de uma liderança que nos dê credibilidade, que seja exemplo, transparente e ao mesmo tempo acolhedora. A grande dificuldade das empresas é a formação de líderes. Cada vez mais se exige das empresas conversas francas e humanizadas para que possamos entender as emoções e expectativas de cada colaborador. Toda formação técnica é importante e nos ajuda a tomar decisões, mas a liderança é essencial para engajar todos em um único objetivo.

Encovisas – 5º Encontro Nacional de Restaurantes

Setembro, as equipes Trofitic e Firmare Consultoria participaram do evento anual da ANR – Associação Nacional dos Restaurantes onde foram abordados assuntos relacionados a fiscalização, frente a evolução tecnológica. Segundo a Raquel Bittencourt, Diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, “Os registros das atividades executadas devem permanecer organizados e os históricos devem estar disponíveis em caso de fiscalização. Se será feito de forma digital ou não, não sabemos, mas tem que ser feito da melhor maneira para a empresa gerenciar.”

Convenção Anual da ABF – Associação Brasileira de Franchising

Encerramos o ano com a Convenção da ABF – Associação Brasileira de Franchising, onde os temas abordados foram o novo consumidor, tecnologia e o que as empresas estão fazendo para inovar. E muitas vezes inovar não é desenvolver soluções complexas e sim soluções simples que agregam valor ao cliente e ao consumidor. O empreendedor de hoje precisa ficar atento, pois as pessoas que irão trabalhar em seu negócio, restaurante e outros serão os jovens das gerações YZ e outras que querem fazer as coisas de forma muito rápida e avaliam a fundo o custo-benefício e se aquela atividade vai gerar algo importante. Se não, não há necessidade de ser realizada.

E você? Está preparado para os desafios de 2018? Você conhece os novos consumidores? Tem inovado em seu estabelecimento? Conte para nós nos comentários!

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Responsabilidade Técnica em Restaurante ou Fast-Food: Como Atender?
Sem categoria
O seu restaurante tem salão? Confira algumas dicas!