Gestão de Qualidade em Tempo Real
Curiosidades

Conheça as principais tendências de Food Service


Em agosto, a Consultora da Firmare e nutricionista, Andrea Takayama, participou do evento ACISBEC, sobre as tendências do Food Service e Vigilância Sanitária e compartilhou conosco os principais assuntos.

O mercado food service está crescendo cada vez mais no mundo, segundo o Instituto Service Brasil (2014), o setor fatura em torno de 55 bilhões por ano, sendo que 33% da renda familiar dos brasileiros são destinas a alimentação fora do lar.

Com esse desenvolvimento nos serviços alimentícios, os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e tem surgidos tendências no mercado de forma a garantir o crescimento e desenvolvimento no setor. Confira algumas delas:

Alimentos Saudáveis

Alimentos Saudáveis

Os alimentos saudáveis são a bola da vez no mercado da alimentação. Os brasileiros estão cada vez mais em busca de saúde, por um estilo de vida mais saudável e procurando alimentos naturais, orgânicos e de baixa caloria.

Se nos últimos anos a ida ao supermercado vinha sendo marcada pelo maior acesso aos produtos industrializados, agora existe uma preocupação crescente com o consumo de frutas, verduras e produtos naturais, que antes eram encontrados apenas em casas específicas e, agora já estende ao mercado varejista. Essa é umas das principais tendências no mercado food service . Podemos observar essa tendência com os mercados locais desenvolvidos pela AM PM (Posto Ipiranga), Carrefour e Pão de açúcar que sempre possuem esses produtos “FRESH” em suas prateleiras.

Gastronomia Premium

Gastronomia PremiumCom a moda dos pratos e produtos Gourmet e ainda a necessidade de experimentar novos sabores e experiências, os alimentos inovadores, são aqueles que consistem uma mistura diferente de ingredientes, quando há presente componentes inusitados ou com sabores mais marcantes, ou que possuem uma apresentação inesperada. Estes estão a cada vez mais a procura dos brasileiros e tem se tornado uma tendência muito forte para o ramo do mercado alimentício. Em Nova York, os estabelecimentos que proporcionam essa experiência são Gotham West e o Rice To Riches, já no Brasil temos alguns segmentos que seguem essa tendência como Lavie e Julice Boulangere.

Alimentação Temporária

Alimentação TemporáriaConhecida como Urban Space, consiste de um ambiente rico em criatividade, um local onde os cozinheiros locais têm oportunidades de trocar ideias e mostrar os seus produtos, estão construídos nas ruas mais vibrantes de Nova York, trazendo uma matriz dinâmica de alimentos e design para públicos inesperados.

No Brasil, que antes era proibido o comércio de venda de alimentos na rua, hoje essa tendência segue com os Food Trucks que define como uma cozinha móvel, de dimensões pequenas, sobre rodas que transporta e vende alimentos, de forma itinerante, visando oferecer opções de alimentação saudável, rápida, barata e ainda como alternativa de turismo, com o oferecimento de comidas regionais.

Tendências da Vigilância Sanitária

Tendências da Vigilância SanitáriaO fiscal Vinícius Eduardo Moura, atua na vigilância Sanitária de São Bernardo e reforçou alguns pontos que são recorrentes em fiscalização: como a importância de manter o controle de pragas desde as medidas preventivas até o controle químico, veja mais detalhes neste post. E ainda, a necessidade de manter todos os documentos exigidos pela Vigilância Sanitária atualizados e disponíveis.

Você já conhecia as tendências para os food services? O que achou das dicas? Vamos continuar essa conversa. Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão.

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora
Curiosidades
Por que a Vigilância Sanitária fecha alguns restaurantes?