Gestão de Qualidade em Tempo Real
Curiosidades

Limpeza do Ar condicionado é essencial para o seu Restaurante


Para quem possui um estabelecimento comercial é essencial oferecer condições que criem um clima agradável para receber os clientes, não é mesmo? Em restaurantes, isso também acontece e itens como o ar condicionado são essenciais para compor um ambiente confortável durante as refeições. No entanto, este equipamento precisa ser regularmente higienizado para evitar o risco de doenças transmitidas pelo ar.

Veja alguns pontos importantes para manter a limpeza do ar condicionado do restaurante e manter a saúdo dos seus clientes.

O risco de ter um ar condicionado sujo

O RISCO DE TER UM AR CONDICIONADO SUJO

Seguir as normas de limpeza exigidas pelo ministério de saúde faz parte das obrigações de todo proprietário comercial. No caso de equipamentos como ar condicionado, os cuidados com a higiene devem ser preventivos. Isso porque o sistema de refrigeração dele funciona resfriando o ar do ambiente por meio do condensamento de água acumulada nas bandejas do aparelho.

Se essas peças não estiverem devidamente limpas, tornam-se favoráveis para a proliferação de fungos, ácaros, bactérias e outros microrganismos que prejudicam o ar do ambiente. Isso pode desencadear doenças como sinusite, bronquite, asma, entre outros problemas de saúde.

Invista na manutenção preventiva do aparelho

INVISTA NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DO APARELHO

Por conta das possibilidades de contaminação, nada melhor do que optar pela manutenção regular do equipamento. Sendo assim, serpentinas, umidificadores, ventiladores, bandejas e dutos devem ser periodicamente higienizados para manter a qualidade do ar.

Para quem não costuma contratar empresas especializadas, é necessário se atentar à periodicidade necessária e aos produtos adequados na limpeza do ar condicionado. Muitos proprietários podem optar pela lavagem simples com água e sabão, mas para maior eficiência, o indicado é contratar um serviço técnico que possa fazer uma lavagem profunda. Até porque as empresas especializadas possuem equipamentos especiais para esse tipo de limpeza, como aspiradores, produtos químicos, entre outros.

De acordo com a Anvisa, a limpeza dos filtros, serpentinas, ventilador e umidificador deve ser feita a cada 3 meses. Já a bandeja de condensado precisa ser higienizada mensalmente.

Que produtos são permitidos para a limpeza do ar condicionado?

QUE PRODUTOS SÃO PERMITIDOS PARA A LIMPEZA DO AR CONDICIONADO?

Tanto quanto os microrganismos que afetam a qualidade do ar, o excesso ou a inadequação de produtos químicos usados para a limpeza do ar condicionado podem danificar o aparelho, assim como prejudicar a nossa saúde.

Se os componentes desses itens forem agressivos, podem desencadear reações alérgicas das mais simples até doenças mais graves. Em alguns casos, são indicados apenas o uso de água, sabão de coco e sabão neutro. No entanto, se a opção for por itens industrializados, confira se eles estão regularizados de acordo com a Anvisa e analise sua composição. De acordo com o órgão regulamentador, produtos que contenham formaldeído, cera e ação antimicrobiana não devem ser utilizados.

É importante ressaltar que, além das dicas mencionadas, é preciso que o proprietário do estabelecimento se informe sobre as exigências da Anvisa e sobre os males de uma higiene não regular do ar condicionado. Além de promover a saúde do ambiente, é possível economizar com a possibilidade de problemas no equipamento por motivo de limpeza inadequada.

Seu ar condicionado está devidamente higienizado? Se você tem dúvidas sobre a limpeza do equipamento ou quer dar dicas para quem está começando, assine o nosso blog. Contamos com você para deixá-lo cada vez mais interativo!

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora