Gestão de Qualidade em Tempo Real
Curiosidades

3 Indicadores Importantes para Gerenciar no seu Restaurante


3 Indicadores Importantes para Gerenciar no seu Restaurante

No post Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!, falamos sobre a importância de estabelecer indicadores para atingir bons resultados na implementação das Boas Práticas de Fabricação em um restaurante ou estabelecimento de fast-food.

A questão é que atualmente, os estabelecimentos e as consultorias especializadas encontram dificuldades para definir quais indicadores serão medidos e monitorados, para que de fato, seja possível estabelecer metas relacionadas a Segurança de Alimentos.

Confira abaixo 3 dicas de indicadores importantes para gerenciar no seu restaurante:

Os Indicadores

1. Documentos Exigidos pela Vigilância Sanitária

Documentos Exigidos pela Vigilância Sanitária

Uma das maiores dificuldades dos responsáveis dos estabelecimentos é apresentar 100% de conformidade em relação aos documentos exigidos pela Vigilância Sanitária, muitas vezes por falta de conhecimento, ou até dificuldade de encontrar estes documentos.

Desta forma, é importante avaliar quais documentos são necessários para o seu estabelecimento, quais estão disponíveis e quais estão vencidos.

2. Registros Diários de Temperatura e Higiene

Registros Diários de Temperatura e Higiene

Você tem ideia da quantidade de registros que devem ser realizados a cada dia em um restaurante ou estabelecimento de fast food?

Caso você tenha dúvida, este tópico está detalhado em Saiba quais são os registros obrigatórios em um restaurante. Dentre todos estes registros, alguns devem ser realizados diariamente, como por exemplo, temperatura de alimentos, temperatura de equipamentos e higiene do ambiente.

Além disso, quando falamos de temperatura de alimentos e temperatura de equipamentos, as mesmas devem ser registradas mais de uma vez por dia, podendo ser necessário monitoramento de até 6 vezes ao dia. Com tantos registros, como monitorar se o seu estabelecimento está dentro dos padrões exigidos?

Esta é outra dica de indicador, quantidade de registros dentro de um período específico, como por exemplo, em um mês. Além disso, você pode monitorar também os desvios neste período.

3. Manutenção de Equipamentos

Manutenção de Equipamentos

Você sabe quantas vezes cada um dos equipamentos do seu estabelecimento passa por atividades de manutenção? Além disso, quanto está sendo gasto em manutenção dos equipamentos? Será que não está na hora de substituir este equipamento? Ou então, repensar o fornecedor de equipamentos na sua próxima loja? Este é um indicador importantíssimo para ser monitorado, auxiliando na tomada de decisões.

Formas de Monitorar

Formas de Monitorar

Agora que definimos o que será medido, vem a parte mais difícil, como fazer isso? A maioria dos estabelecimentos não realiza este acompanhamento, pela quantidade enorme de dados que devem ser monitorados dentro destes 3 indicadores. No entanto, uma forma de monitorar é imputar os dados em planilhas, como no Excel, por exemplo e realizar acompanhamento.

Já Pensou em ter estes dados de forma automática e online?

Já Pensou em ter estes dados de forma automática e online?

O Trofitic lançou os relatórios de gestão e, a partir de agora, todos os dados inseridos pelos colaboradores do seu estabelecimento serão convertidos em gráficos, de forma que você possa conferir o desempenho de forma simples e fácil.

Confira abaixo alguns exemplos:

 

Trofitic lançou os relatórios de gestão

Dessa forma, você pode monitorar individualmente cada unidade, ou então comparar todas as suas lojas.

Experimente fazer a Gestão de estabelecimento no Trofitic e economize tempo. Faça o teste gratuito.

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora
Documentação
Saiba quais são os registros obrigatórios em um restaurante