Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

A Importância dos Controles Diários: Educando os Colaboradores


Você já prestou atenção no comportamento dos colaboradores em uma praça de alimentação nos horários de baixo movimento? Já se deparou com colaboradores de diversas grandes marcas preenchendo informações em cadernos, sentados na mesa?

Quais informações estão sendo preenchidas? Será que eles sabem a importância das informações que estão sendo registradas?

Confira abaixo algumas dicas de como envolver os colaboradores nesses controles!

Explique Cada Um Dos Controles Diários

Atualmente temos diversos controles que devem ser realizados dentro de um restaurante ou fast-food. No entanto, muitos deles, devem ser realizados diariamente para atendimento a requisitos legais, como por exemplo, requisitos da Vigilância Sanitária.

Desta forma, muitas vezes esses controles são implementados nas unidades e, os colaboradores não entendem o motivo e a importância. Apenas sabem que devem fazer para não terem problemas em casos de fiscalização.

Para atender a Vigilância Sanitária, devemos registrar diariamente, no mínimo as seguintes informações:

  • Equipamentos Higienizados
  • Instalações Higienizadas
  • Temperatura dos Equipamentos de Conservação (2 vezes ao dia)
  • Temperatura dos Alimentos Expostos (de acordo com o município, 1 vez ao dia ou até a cada 2 horas)
  • Manutenção Preventiva (se aplicável)
  • Recebimento de Mercadorias (se aplicável)
  • Controle de Qualidade do Óleo de Fritura (se aplicável)

Parece pouco? Para exemplificar, se temos seis alimentos mantidos em uma pista fria ou quente dentro de um restaurante no Município de São Paulo, temos que aferir a temperatura a cada 2 horas para atender a legislação (Portaria 2619/2011). Considerando um mês com 30 dias, significa que teremos 1080 registros de temperatura.

Se os colaboradores não entendem a importância, é muito mais fácil sentar na praça de alimentação e preencher tudo de uma única vez do que realmente cumprir o intervalo de 2 horas. Concordam?

Monitore a Execução dos Controles Diários e Reconheça os Colaboradores

Uma vez implementados os controles, crie formas de monitorá-los, de forma que os colaboradores saibam que estão sendo acompanhados. E, claro, reconheça o trabalho deles!

Uma forma de monitorar e garantir que os intervalos são cumpridos é implementar controles eletrônicos, que acabam sendo mais fáceis, considerando o momento tecnológico que estamos vivendo e que permitem travas de horários. E, a partir disso, gerenciar através de indicadores se estão sendo executados ou não.

Como você envolve seus colaboradores nos controles? Você consegue monitorá-los? Conte para nós nos comentários!

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Alimentos
A carga horária ideal para o treinamento dos manipuladores de alimentos
Documentação
Saiba quais são os registros obrigatórios em um restaurante