Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

Como guardar alimentos na geladeira do restaurante


Como guardar alimentos na geladeira do restaurante

Para conservar os alimentos de maneira confiável, sem que haja possibilidade de contaminação, é importante sempre mantê-los em uma temperatura adequada. O ideal é deixá-los em um estado muito frio ou muito quente (abaixo de 5°C ou acima de 60°C), de acordo com a necessidade de cada um. É preciso acompanhar rigorosamente a temperatura para a contaminação dos microrganismos.

A zona de perigo, ou seja, a faixa de temperatura na qual os microrganismos se multiplicam com maior velocidade é justamente entre 5°C e 60°C, sendo que a temperatura ambiente está compreendida nesta faixa.

É fundamental comercializar alimentos seguros. Eles devem estar totalmente livres de qualquer contaminação física, química ou microbiológica. Sendo assim, as mercadorias devem ser armazenadas de acordo com os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Lembre-se: armazenar os alimentos de forma adequada deve ser uma das principais preocupações de qualquer estabelecimento.

Como Guardar os alimentos seguros na geladeira

Como manter os alimentos seguros na geladeira

Em primeiro lugar, é importante monitorar a temperatura dos equipamentos de conservação, sendo que a temperatura das geladeiras deve estar abaixo de 5°C e a dos freezers não poderá estar acima de 12°C negativos. Além disso, não se esqueça de higienizar os equipamentos com frequência e sempre certifique se os produtos armazenados estão dentro do prazo de validade, a fim de evitar a permanência de produtos vencidos no estabelecimento. Os equipamentos não devem estar sobrecarregados de produtos e as prateleiras não podem estar cobertas por panos ou caixas de papelão, a fim de não interferir na circulação do ar frio.

Outro ponto importante é abrir a geladeira apenas quando realmente for necessário: pegue o que deseja e feche; assim você evitará a oscilação da temperatura. No momento em que for colocar os alimentos na geladeira, deixe aqueles prontos para consumo nas prateleiras superiores. Utilize as do meio para os produtos semi-preparados e as inferiores para os mantimentos crus ou não higienizados.

Vale ressaltar também que cada produto armazenado nas geladeiras possui um prazo de validade diferente, pois, mesmo na geladeira e com a temperatura correta, os microrganismos continuam se multiplicando. Portanto, o ideal é disponibilizar uma tabela de validade dos produtos para auxiliar os colaboradores. Além disso, nunca descongele os produtos na temperatura ambiente: o ideal é que o descongelamento seja realizado sob temperatura de refrigeração e, em exceções, pode-se realizar o descongelamento em micro-ondas. Caso seja possível, os produtos podem ser cozidos diretamente, sem passar pelo processo de descongelamento.

Em relação aos vegetais, atente-se ao higienizá-los – principalmente quando for servi-los crus – e armazene-os nos equipamentos de conservação sempre limpos. Uma boa dica é comprar sacos plásticos secos e próprios para esses produtos, para evitar sua contaminação após o processo de higienização.

Ainda durante o armazenamento, temos que organizar os alimentos dentro das geladeiras. O ideal em restaurantes é que existam equipamentos refrigeradores pra cada tipo de alimento: frango, peixe, carne vermelha, frios e verduras e legumes. No entanto, a maioria das vezes essa realidade é muito distante. Dessa uma boa ideia para guardar alimentos dentro de uma mesma geladeira é da seguinte forma:

Tabela

E você, já adota esses procedimentos no seu estabelecimento? Já percebeu irregularidades em restaurantes que frequentou? Sabia da importância desses fatores? Escreva abaixo nos comentários!

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora