Gestão de Qualidade em Tempo Real
Temperatura

Entenda as diferenças entre os tipos de termômetro para alimentos


É obrigatório pela legislação sanitária vigente que todos os estabelecimentos do setor de alimentos controlem a temperatura dos equipamentos de conservação de alimentos, assim como a temperatura de alimentos expostos, pois todos os alimentos (manuseados, armazenados ou produzidos) devem se manter na temperatura correta. É obrigatório que estas informações sejam registradas, para que seja possível demonstrar a execução deste controle.

O acompanhamento da temperatura é muito importante para controlar o grau de contaminação dos alimentos, uma vez que o desenvolvimento dos microrganismos está diretamente ligado com a temperatura. Obter esse nível de controle traz diversos benefícios para o estabelecimento, sendo o principal a segurança do produto final. Para aferir a temperatura dos equipamentos e alimentos é preciso ter um termômetro específico. Portanto, na hora de adquirir o seu instrumento de medição, verifique se o modelo é ideal para a sua necessidade.

Quais os tipos de termômetro para alimentos?

quais os tipos de termometro para alimentos

Existem vários tipos e marcas, mas os dois modelos mais comuns são os a laser ou espeto. O termômetro espeto, bastante utilizado em restaurantes, é ideal para medir a temperatura no interior de alimentos e bebidas, mas apresenta uma certa dificuldade na medição de temperaturas muito altas, já que precisa estar muito próximo do alimento.

Além disso, o instrumento pode levar cerca de 1 minuto para estabilizar a temperatura e deve ser higienizado (utilizando álcool) entre uma medição e outra, quando se trata de aferição da temperatura de alimentos. Em relação ao termômetro a laser, o benefício deste instrumento ao se tratar da temperatura de alimentos expostos, é a possibilidade de se obter resultados mais precisos, pois o instrumento pode ser posicionado no centro do alimento.

Já o termômetro infravermelho, com mira a laser, pode ser utilizado com uma maior distância, lembrando que quanto mais próximo do equipamento ou produto, mais precisa será a medida, o que é perfeito para evitar qualquer tipo de contato com o alimento. No entanto, para que seja realizada medição interna de produtos expostos, os mesmos devem ser homogeneizados, ou então o aparelho irá indicar a temperatura superficial do produto, a qual será discrepante em relação a temperatura central. A principal vantagem deste instrumento é realizar medições rápidas.

Seja qual for sua escolha, as duas maneiras podem ser usadas, mas jamais esqueça desse aparelho em seu estabelecimento.

As vantagens de utilizar um termômetro

as-vantagens-de-utilizar-um-termometro

Utilizar um termômetro para alimentos é uma das maneiras mais eficazes para protegê-los do desenvolvimento das bactérias e, consequentemente, reduzir os riscos de infecção alimentar. Em relação a parâmetros de qualidade, ao preparar carnes, por exemplo, é preciso encontrar o ponto ideal para o consumo, portanto, obter um termômetro fará com que você retire seu alimento da alta temperatura no momento certo e o resultado será perfeito: sua carne ficará saborosa e no ponto certo.

Dicas para utilizar um termômetro de alimentos

dicas para utilizar um termometro de alimentos

Em primeiro lugar, é preciso higienizá-lo sempre (no caso de termômetro espeto) antes e depois do uso, uma vez que o instrumento entrará em contato direto com o produto. Lembre-se de guardá-lo limpo e não esqueça de calibrar anualmente o termômetro.

Atenção: um termômetro recém adquirido não significa um termômetro calibrado. Além da aquisição do instrumento, deve-se contratar a calibração. As legislações municipais e federais solicitam a calibração do termômetro. Veja o que cada uma delas solicita:

● RDC 216/04 ( Federal):
“4.1.16 Devem ser realizadas manutenção programada e periódica dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medição, mantendo registro da realização dessas operações.

● Portaria 2619/11 ( Municipal):
“3.4. Os instrumentos de medição devem ser calibrados anualmente ou conforme a recomendação do fabricante.

3.4.1. As empresas devem manter registros de controle da calibração dos instrumentos e equipamentos de medição, além de manter a disposição da autoridade sanitária comprovante da execução do serviço realizado por empresa acreditada em órgão oficial competente.”

Você já adquiriu seu termômetro? Tem alguma preferência de aparelho? Alguma dificuldade para utilizá-lo? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários! Ah, não se esqueça de assinar o nosso blog para receber nossas atualizações por e-mail.

{{cta(‘1badb3f9-2501-434d-b9cc-31e9b1885de3’)}}

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Curiosidades
Limpeza do Ar condicionado é essencial para o seu Restaurante
Alimentos
Como guardar alimentos na geladeira do restaurante