Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

ENCOVISAS – 5º Encontro Nacional de Restaurantes


ENCOVISAS - 5º Encontro Nacional de Restaurantes
Saiba das novidades e como a legislação pode contribuir para o seu negócio.

No dia 21/09/16 ocorreu o evento 5º ENCOVISAS- Encontro Nacional de Vigilâncias Sanitárias, realizado pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), organizado pela entidade e pelo GT TEC – Grupo Sanitário coordenado pela Consultora Técnica, Eliana Alvarenga, que conseguiu mais uma vez reunir todas as frentes que são importantes para manter a Qualidade e a Segurança de Alimentos em restaurantes. Nesse encontro tivemos a participação de representantes de Fast-Food, entre proprietários, RTs (nutricionistas e profissionais da área), assim como representantes dos órgãos fiscalizadores sanitários e de outros Órgãos como: IPEM, Ministério do Trabalho, Procon-SP e RJ. O evento promoveu discussões importantíssimas que refletem o dia-dia das operações dos restaurantes. Uma grande oportunidade onde os setores Regulatórios e Regulado, discutiram ações que desenvolveram durante o ano, buscando melhorar o entendimento, reciclar os profissionais dos dois lados e gerar futuras ações que poderão contribuir com a melhoria contínua.

A primeira palestra foi realizada pela Thalita Antony, Gerente Geral de Alimentos da Anvisa. Nessa palestra foi apresentada a nova estrutura Geral da Anvisa e sua agenda para o Setor de Alimentação fora do Lar .

A principal mudança este ano, está na Resolução nº 61 de 3 de Fevereiro de 2016, que apresenta essa nova estrutura dividida em 5 diretorias:

  1. Diretoria de Gestão Institucional
  2. Diretoria Regulação Sanitária
  3. Diretoria de coordenação de articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária
  4. Diretoria de Autorização de Registros Sanitários
  5. Diretoria de Controles e Monitoramentos Sanitários

A gerência Geral de Alimentos (GGALI), ganhou mais estrutura e agora tem uma coordenação de instrução de Análises de Recursos de Alimentos. Ainda, há Gerência de avaliação de Riscos (GEARE), Gerencia de Registros de Alimentos (GEREG) e Gerência pós registros de Alimentos (GEPRA). Para área de alimentos houve uma divisão no processo de fiscalização: Pré – Mercado (Indústria de Alimentos e Super Mercados) e Pós Mercado ( serviços de alimentação), para este último foi criada um a gerência específica.

O papel dessas gerencias são:

  • GEARE – Avaliação de uso de aditivos e coadjuvantes, propriedade funcional, novas substancias aplicadas em embalagens, regulamentação de contaminantes, regulamentação de resíduos veterinárias e regulamentação de padrões Macro e Microscópicos.
  • GEREG – Registros de alimentos, notificação de alimentos, regulamentação de padrões de Qualidade e auditorias pré registros e pós registros, sendo essas últimas três dividias com a GEPRA
  • GEPRA – Reavaliação de registros, alteração de fórmulas e outras petições.

A agenda da Anvisa é publicada a cada 2 anos , os temas abordados estão relacionados com dados externos, informações internacionais e do grupo de trabalho. A ANR ( Associação Nacional de Restaurantes) tem um papel muito importante, nesse processo, pois desde 2007 , houve um termo de ajustamento de conduta entre Anvisa, Ministério Público Federal e as redes Fast-Food para que a elaboração de legislações tenham a participação de partes interessadas, como os proprietários de restaurantes e Fast-Food. Dessa forma em 2012, houve o processo de categorização de restaurantes e agora em 2016, sobre o uso de gordura Trans, com participação ativada da ANR e seus associados.

Os temas mais abordados durante essa palestra foi sobre os alergênicos, lactose e gordura trans. A grande dúvida de operadores de restaurantes é sobre os alergênicos, devemos ter rótulos ou informações sobre alergênicos em um restaurante?

A contaminação cruzada para ingredientes alergênicos dentro de um restaurante é inevitável, pois utilizamos a mesma bancada, a mesma área de trabalho. O que ocorre que o consumidor está cada vez mais interessado e informado, por isso devemos criar sistemática de comunicação e transmitir uma mensagem de credibilidade, no entanto, a legislação não é aplicável para o ramo ainda. Esse processo será encaminhado para um grupo de estudo na Anvisa para discutir como deverá ser apresentado para o consumidor.

Um outro ponto, é que o FDA (Food Drugs Adminitration) baniu o uso de gordura Trans e Anvisa recebeu diversas solicitações para seguir o mesmo caminho, dessa forma essa é uma pauta para agenda.

Quanto a lactose foi publicada uma legislação Lei 13.305 , de 4 de Julho de 2016, que descreve sobre a informação de lactose na embalagem, essa legislação foi publicada pelo Congresso Nacional e não houve participação efetiva da Anvisa. O tema já foi incluído na agenda para que seja avaliado por uma equipe técnica.

Gostou das últimas atualizações? Fique atento: Teremos mais novidades nos posts seguintes, sobre o PROCON e IPEM. Aproveite e conheça a ANR, vejas as vantagens de ser um associado.

CTA Sistema Trofitic Chef
Curiosidades
Gestão de resultados: não se gerencia o que não se mede!
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Curiosidades
Como nasce uma equipe vencedora