Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

Saiba como armazenar os alimentos com segurança


SAIBA COMO ARMAZENAR OS ALIMENTOS COM SEGURANÇA

Uma das grandes preocupações de quem está no ramo de restaurantes é como armazenar os alimentos de maneira segura. Isso porque no dia a dia de quem trabalha com Food Service a praticidade é sempre bem-vinda. Logo, guardar alimentos e suas sobras em recipientes plásticos ou de vidro acaba sendo de grande ajuda.

No entanto, como preservar a saúde e segurança dos alimentos ao armazenar os produtos? Será que há risco de contaminação? Bem, tudo depende de como você guardará os alimentos. Sendo assim, veja algumas dicas sobre o assunto e esclareça suas dúvidas.

Recipientes de vidro reduzem o risco de doenças alimentares

RECIPIENTES DE VIDRO REDUZEM O RISCO DE DOENÇAS ALIMENTARES

Os recipientes de plástico são muito úteis por terem um custo mais acessível, além de serem mais difíceis de quebrar. No entanto, são fabricados com materiais como o polipropileno e sua textura é mais porosa, o que facilita a propagação de bactérias.

Potes de vidro trazem mais segurança contra o risco de doenças, além de serem ecologicamente mais sustentáveis do que os feitos de plástico. Entretanto, além de serem higienizados como de costume (com água e detergente), também precisam ser esterilizados. Uma alternativa rápida e simples é colocar os potes em uma panela com água e deixar ferver por 10 minutos.

Alimentos recém cozidos podem ser armazenados na geladeira

ALIMENTOS RECÉM COZIDOS PODEM SER ARMAZENADOS NA GELADEIRA

Uma dúvida comum nos restaurantes é se os alimentos podem estragar ao serem armazenados ainda quentes na geladeira. Após o cozimento, quando a temperatura dos alimentos preparados atinge 60ºC devem ser levados para os refrigeradores. Os equipamentos da rede de frio devem garantir que no prazo máximo de 2 horas, a temperatura dos produtos seja reduzida de 60ºC para 10ºC. Após esse período, podem ser congelados se necessário.

Assim, você reduz o risco de proliferação de baterias e fungos, que se reproduzem com facilidade justamente na faixa de temperatura entre 10ºC e 60ºC.

Meu restaurante só tem uma geladeira. Como separar os alimentos?

MEU RESTAURANTE SÓ TEM UMA GELADEIRA. COMO SEPARAR OS ALIMENTOS?

Todos os produtos devem ser separados por categorias nas geladeiras e freezers, sendo que alimentos crus e que exalam odores, como frutas, verduras, legumes, carnes e pescados devem ser armazenados em equipamentos diferentes.

A ausência de espaço para armazenamento dos alimentos é um problema comum enfrentado pelos restaurantes. Neste caso, o armazenamento deve ser realizado de forma a evitar contaminação cruzada, sendo que os alimentos prontos para o consumo devem estar dispostos nas prateleiras superiores; os semiprontos nas prateleiras do meio; e os produtos crus ou não higienizados nas prateleiras inferiores, separados entre si e dos demais produtos.

Caixas de papelão podem ser mantidas no mesmo equipamento de refrigeração dos demais alimentos, desde que estejam totalmente segregadas.

Evitando a contaminação durante o armazenamento

EVITANDO A CONTAMINAÇÃO DURANTE O ARMAZENAMENTO

Podemos citar algumas regras básicas para evitar a contaminação cruzada durante o armazenamento, como:

  • Manter todos os alimentos, descartáveis e embalagens afastados dos pisos, sobre estrados.
  • Nas geladeiras e freezers, alimentos devidamente cobertos e protegidos.
  • Produtos químicos e de limpeza segregados de produtos alimentícios, sempre observando os prazos de validade dos mesmos.

Se você tem mais dicas para guardar os alimentos com segurança, compartilhe com a gente! Aproveite e acompanhe nosso blog para torná-lo ainda mais interativo.

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Alimentos
A carga horária ideal para o treinamento dos manipuladores de alimentos
Alimentos
Exames obrigatórios para manipuladores de alimentos