Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

A coleta de amostras de alimentos é obrigatória no restaurante?


A COLETA DE AMOSTRAS DOS ALIMENTOS É OBRIGATÓRIA NO RESTAURANTE?

Quando uma pessoa consome qualquer alimento contaminado, ela estará totalmente exposta a contrair diversos tipos de doenças e riscos à sua saúde. Por isso, é essencial sempre tomar cuidado e ter muita atenção na hora de lidar com alimentos. É obrigação de todos os profissionais dessa área ficar atento a cada detalhe de seu estabelecimento e seguir todas as regras para servir produtos adequados.

Uma ocorrência de qualquer doença transmitida por alimentos, conhecidas como as DTAs, pode causar grande dor de cabeça para os proprietários. Por isso, é de extrema importância realizar a coleta de amostras de alimentos, já que com ela é possível esclarecer qualquer caso de suspeita de contaminação por alimentos servidos.

Vale ressaltar que essa prática se tornou muito comum em restaurantes, embora seja obrigatória somente para sistemas de auto-serviço, escolas, creches, casas de longa permanência e em serviços de nutrição de assistência à saúde. Esses locais devem sempre coletar e guardar algumas amostras daquilo que oferecem. Desta maneira, em caso de reclamação, ficará mais fácil a Vigilância Sanitária analisar o fato e investigar a origem do problema causado à saúde do consumidor. Para você realizar corretamente esse procedimento e ficar livre de preocupações, nós separamos algumas dicas a fim de te ajudar.

Passo a passo para fazer a coleta de amostras dos alimentos

PASSO A PASSO PARA FAZER A COLETA DE AMOSTRAS DOS ALIMENTOS

No momento em que for coletar as amostras de alimentos é preciso ter muita atenção e seguir algumas regras. Em primeiro lugar, com as embalagens de coleta de amostras ainda fechadas, lembre-se de identificá-las com o nome do produto, data, horário e nome do responsável. Em seguida, higienize corretamente as mãos e sempre utilize os mesmos utensílios usados na distribuição dos alimentos. Certifique-se de que as embalagens estão higienizadas e os sacos plásticos esterilizados

Na hora de abrir a embalagem ou o saco, jamais assopre e nem o toque internamente, isso pode transmitir várias bactérias. Coloque a amostra com, no mínimo, 100 gramas. Se possível, retire o ar quando for fechar a embalagem. Na hora de armazenar é necessário colocá-las em lugar apropriado, como refrigeradores.

Um outro ponto muito importante que deve ser considerado é o horário de retirada de amostra, a legislação recomenda a coleta 1/3 do horário antes do término do almoço. Vamos entender melhor:

Horário de retirada:

tabela-horarios.png

Antes do té rmino do almoço 1/3 antes do té rmino, ou seja, á s 14:45 h as amostras sá o ser coletadas do buffet.

Atenção! Conforme a Portaria 2619/11 da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, empresas de alimentação localizadas no Município de São Paulo devem manter os alimentos sob refrigeração até 4°C ou sob congelamento a -18ºC, por 96 horas. Alimentos líquidos somente podem ser armazenados refrigerados.

Atenção! Conforme a Portaria CVS-5/13 da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, empresas de alimentação localizadas no Estado de São Paulo devem manter os alimentos que foram distribuídos sob refrigeração até 4°C, por 72 horas. Lembrando que alimentos líquidos devem ser armazenados somente nessa condição. Por fim, os alimentos que foram servidos quentes devem ser guardados sob congelamento a -18C, por 72 horas.

Segue uma tabela para auxiliá-los:

tabela-vigilancia.png

Quando preciso enviar para a vigilância sanitária?

QUANDO PRECISO ENVIAR PARA A VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Quando houver necessidade, por exemplo, em caso de intoxicação ou infecção por meio de algum alimento servido pelo seu estabelecimento, será necessário realizar análises microbiológicas das amostras armazenadas e, assim, é possível determinar se realmente havia alguma contaminação.

Para finalizar, vale lembrar que em período de feriados e férias, é preciso redobrar a atenção, já que os visitantes têm o costume de conhecer muitos estabelecimentos e ingerem diversos alimentos que geralmente não estão acostumados. Desta maneira, aumenta bastante o risco de contaminações e possíveis problemas de saúde. Portanto, fique atento!

Você já realizou a coleta de alimentos no seu estabelecimento? Já teve algum problema em relação a isso? Acredita que essa medida é importante? Então, conte para nós nos comentários! Ah, e siga nosso blog para acompanhar as próximas informações!

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Alimentos
A carga horária ideal para o treinamento dos manipuladores de alimentos
Alimentos
Exames obrigatórios para manipuladores de alimentos