Gestão de Qualidade em Tempo Real
Alimentos

A carga horária ideal para o treinamento dos manipuladores de alimentos


QUAL A CARGA HORÁRIA IDEAL PARA O TREINAMENTO DOS MANIPULADORES DE ALIMENTOS?

Trabalhar com restaurantes exige atenção redobrada em relação à segurança e manipulação de alimentos. Por isso, os profissionais que atuam nesse segmento devem estar devidamente capacitados para garantir a integridade dos produtos. No entanto, como saber o período ideal de treinamento para que o manipulador esteja preparado para desempenhar sua função?

Vamos descobrir o que os órgãos responsáveis dizem sobre isso? Continue lendo e fique atento às exigências legais em manipulação alimentar.

Existe carga horária mínima exigida para manipular alimentos?

EXISTE CARGA HORÁRIA MÍNIMA EXIGIDA PARA MANIPULAR ALIMENTOS?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todo e qualquer profissional que trabalhe no segmento alimentício precisa de treinamento em Boas Práticas de Manipulação de alimentos. Entretanto, embora seja necessário comprovar comparecimento a treinamentos do setor, o órgão não estipula uma carga horária mínima.

Isso quer dizer que quem determina o tempo necessário de treinamento é o proprietário do estabelecimento comercial de acordo com suas necessidades particulares. Entretanto, os cursos precisam ser comprovados mediante apresentação de certificados ou listas de presenças, além de estarem devidamente integrados com as exigências da resolução RDC 2016/04.

Supervisão da capacitação é essencial

SUPERVISÃO DA CAPACITAÇÃO É ESSENCIAL

Prezar pelo cuidado com os alimentos e pela prevenção contra contaminações é o princípio básico de qualquer negócio no ramo de Food Service. Sendo assim, o proprietário e as lideranças do restaurante precisam fazer com que seu time esteja devidamente treinado para o trabalho.

Isso requer supervisão e documentação dos comprovantes de treinamento de maneira que a reciclagem dos funcionários seja constante, principalmente em temas básicos, como higiene pessoal, doenças transmitidas por contaminação alimentar e manipulação higiênica de alimentos. Além disso, os registros de treinamento precisam apresentar o nome do curso, o conteúdo apresentado em aula, carga horária e frequência do aluno.

Os principais assuntos abordados nos cursos de manipulação alimentar

OS PRINCIPAIS ASSUNTOS ABORDADOS NOS CURSOS DE MANIPULAÇÃO ALIMENTAR

Contaminantes alimentares:

neste tema, o colaborador terá contato com as formas de contaminação de alimentos, características de alimentos contaminados, entre outros fatores;

Doenças transmitidas por alimentos:

é importante entender as consequências da contaminação, para a saúde humana. Sendo assim, o profissional aprenderá as principais doenças causadas por contaminação física, química e biológica, além de sintomas e possíveis tratamentos;

Manipulação higiênica dos alimentos:

nesta aula, os participantes entenderão, antes de qualquer coisa, sobre a importância da higiene pessoal e de hábitos higiênicos no preparo e armazenamento dos alimentos de modo a protegê-los de riscos de contaminação;

Boas práticas de manipulação:

esse conteúdo é primordial para um profissional que deseja se sair bem no ramo alimentício, já que este módulo reúne conceitos de saúde e organização dos alimentos. Isso inclui dominar as técnicas de recebimento, transporte, armazenamento, preparo e exposição de alimentos;

Sugestões de cursos de manipulação alimentar

Se a ideia é atualizar e melhorar o currículo para o ramo de Food Service, nada melhor do que ter acesso ao que há de melhor em capacitação para manipulação de alimentos. Entre as opções, você pode fazer cursos online oferecidos pela própria ANVISA, e adivinha a boa notícia? As aulas são gratuitas.

Algumas alternativas bem recomendadas pelos especialistas na área alimentícia são os cursos oferecidos pelo SENAI ou pela consultoria FIRMARE, conhecida por oferecer treinamentos sobre diversos assuntos, entre eles Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle para Gestores e Manipuladores de Alimentos, além de Boas Práticas de Fabricação para Manipuladores de Alimentos e Gestores na Indústria e Food Service.

Gostou das nossas dicas para uma manipulação alimentar segura? Se tiver outras dicas de treinamentos, compartilhe com a gente e torne nosso blog mais interativo. Contamos com você!

CTA Sistema Trofitic Chef
Alimentos
Os registros de temperatura e limpeza para tomada de decisão
Alimentos
Exames obrigatórios para manipuladores de alimentos
Alimentos
Como o chefe de cozinha garante a segurança dos alimentos